O Médico dos Pobres – A Vida Redentora de Bezerra de Menezes.

18/08/2013 21:55

Documentário resgata a trajetória do médico cearense Bezerra de Menezes - exatos 127 anos depois do anúncio de sua adesão ao espiritismo.

Unificador do espiritismo no Brasil, médico dos pobres, o Kardec brasileiro. O médico Bezerra de Menezes (1831-1900), para além dos cognomes, carregava consigo sapiência particular. Aprendeu a ler, escrever e fazer matemática aos sete anos. Aos 11, substituiria um professor de latim em sala de aula. Parte da vida e carreira do também político e escritor cearense são contadas no documentário O Médico dos Pobres – A Vida Redentora de Bezerra de Menezes.

Dirigido pelos cineastas Glauber Filho e Joe Pimentel, o documentário chega às locadoras em formato DVD a partir de amanhã. A produção foi assinada por Sidney Girão e Eduardo Girão, sob a chancela da Estação Luz Filmes. Projeto embrionário do longa-metragem Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírito, lançado em 2007 pelo mesmo time, o documentário ficou engavetado durante este período e retomado somente no ano passado.

Saiba mais

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu no dia 29 de agosto de 1831 no munícipio de Riacho do Sangue, atual Jaguaretama, no interior cearense. Além do trabalho frente à Doutrina Espírita, formou-se em Medicina, foi militar, jornalista e político.

 

O espiritismo chegou formalmente a ele por volta da década de 1870, época da primeira tradução de O livro dos espíritos, de Allan Kardec, para o português. Em 1889 foi eleito presidente da Federação Espírita Brasileira

 

O DVD poderá ser adquirido nas locadoras Distrivideo. A partir de setembro em todo o território nacional.

Duração: 56 minutos

Preço: R$19,90

Fonte

http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/08/16/noticiasjornalvidaearte,3111704/documentario-resgata-a-trajetoria-do-espirita-bezerra-de-menezes.shtml